domingo, 28 de outubro de 2012

Catequeses formam juventude missionária

Sacerdotes, consagrados, e leigos ensinam jovens a lidar com temas atuais na evangelização 
Gustavo Huguenin membro do COL na catequese sobre a Jornada Mundial da Juventude.
Os jovens da Jornada Diocesana da Juventude participaram de seis catequeses nessa tarde de sábado (27), os temas foram variados. A sugestão de ter esse momento foi pensado pelo desejo de aproximar a juventude do Centro Oeste mineiro do que vai ser a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro com a presença do Santo Padre o Papa Bento XVI.  A JMJ Rio2013 foi o primeiro assunto a ser abordado com todos os presentes, esse momento foi conduzido por Gustavo Huguenin.

A primeira catequese Juventude e Qualidade de vida foi ministrada pelo Padre Euclydes Bebiano. O sacerdote é conhecido pelo seu trabalho com a juventude através do movimento Getsêmani. A conhecida frase “palavras encantam, mas o testemunho arrasta” ganha vida com Padre Euclydes. Este sacerdote encantou, alegrou e arrancou lágrimas dos jovens que participaram da catequese “Juventude e qualidade de vida” da Jornada Diocesana da Juventude da Diocese de Divinópolis.  Ele provocou os jovens a incomodar o mundo movendo-se com paixão na direção de Cristo.

Com o tema Igreja antiquada ou mãe, o formador Luciano Couto membro da Comunidade Caminho Novo, citou um trecho da mensagem de Paulo VI encerrando o Concílio Vaticano II onde o Papa nos alerta que estamos vivendo as maiores transformações da história e utilizando o exemplo de pais, avós, professores iremos construir a nova sociedade. O formador nos alertou que o Concílio Vaticano II é um chamado a nós jovens.

A catequese de Eduardo Rivelly fundador da Missão Maria de Nazaré de Divinópolis, destacou que sobre a teologia do corpo, afetividade e sexualidade, sexo antes do casamento e demais questionamentos da juventude sobre a castidade.  Momentos intensos de oração também foi a característica dessa oficina.

O jovem sacerdote Padre Daniel Leão meditou sobre o tema qual a vida vale a pena ser vivida? Com sólida formação doutrinal e intenso amor a Jesus Cristo, o sacerdote orientou os jovens sobre os mais diversos aspectos da busca de santidade  e qualidade de vida.

Outra catequese foi com o Gustavo Huguenin, designer da Jornada Mundial da Juventude, com o tema, Comunicar para evangelizar. Em sua fala o jovem, abordou a questão das redes sociais.  “Rede social vai além da Igreja, além da minha comunidade paroquial. Rede social é inclusão” afirmou. “ Eu Gustavo vejo que a JMJ Rio2013 é uma oportunidade de levar Jesus para todos, e mostrar a juventude brasileira que é possível ser de Deus, acho que vai ser para levantar a juventude brasileira” ponderou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário