quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Meu canto brota da Palavra de Deus



"A Palavra divina é o manual de instruções para nossa vida". Ouvi isso desde muito novo, mas, de fato, só fui acreditar nela quando fiz minha experiência com a Palavra.

O livro 'A Bíblia foi escrita pra você', de monsenhor Jonas Abib, foi a porta para a minha experiência com o texto bíblico. A partir deste livro, comecei a fazer meu estudo da Palavra, buscando a ordem, a promessa e o princípio eterno que o Pai me colocava a cada dia. Bom, essa é a experiência de qualquer cristão, mas, como músico, essa prática edificou minhas bases. 

O músico católico pode vencer muitos desafios por meio do conhecimento e da prática com a Palavra do Senhor.

Quando senti desânimo - causado por alguma decepção -, humilhação e contratempos do dia a dia, eu os venci, muitas vezes, pela força da Palavra, pois esta havia me garantido:“Aqueles que confiam no Senhor não se abalam”; também porque Deus me disse, em Sua Palavra, que Ele próprio tinha me escolhido, que o meu nome estava gravado em suas mãos. Não posso deixar de falar também que, algumas vezes, fiz a experiência da Palavra cantada. 

Muitas músicas que cantamos e tocamos são, nada menos, do que trechos bíblicos cantados. Essa canção, executada de forma orante, foi meu refúgio naquele momento.

Percebam que não é algo simplesmente romântico que faz lembrar um beijo, uma pessoa ou uma situação. É o próprio Deus dizendo para mim desde "buscai primeiro o reino de Deus e tudo mais vos será acrescentado" até "Te amo! És precioso". São trechos da Palavra que vão além do sentimentalismo, porque ela gera vida. 

O meu canto não deve ser para mim, nem para os que me ouvem, empecilho para que a vida seja gerada. Sentimento por sentimento, passa; mas a Palavra não, ela convence, se atualiza, firma o convite de Deus a realizar esse ou aquele trabalho. Ela liberta, pois é verdadeira, cura e traz a salvação, por isso permanece e se atualiza. Diferente dos nossos sentimentos, os quais passam e só deixam lembranças.

Para que a Verdade de Deus, na minha vida, não seja só uma repetição de frases bonitas, eu preciso torná-la vida em mim e, assim, tornar meu canto verdade e vida para os outros. 

Eu não canto meus sentimentos, canto a Palavra de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário