sexta-feira, 22 de março de 2013

Exercício espiritual: Reze e comtemple os mistérios da Paixão do Senhor


Essa prática espiritual enriquece nossa espiritualidade enquanto esperamos a Páscoa de nosso Senhor Jesus Cristo. Ao meditarmos fazemos como que uma peregrinação na vida de Nosso Senhor e colhemos muitos frutos de conversão, pois nos encontramos nos sofrimentos de Jesus. Vamos rezar também uma oração antiga composta por Santo Inácio de Loyola o Fundador da Companhia de Jesus, Jesuítas. Acompanhando um clipe da via sacra, eleve o seu coração e complete na sua carne o que “falta” na tribulação de Cristo.
Atualmente a Igreja concede indulgência plenária a quem pratique o exercício da Via Sacra. (veja artigo: O que é e para que serve A Indulgência Plenária? ) Para que este possa ser efetuado, requer-se uma série de quatorze cruzes (com alguma imagem ou inscrição, se possível) devidamente bentas. O cristão deve percorrer essas cruzes meditando a Paixão e a Morte do Senhor (não é necessário que siga as cenas das quatorze clássicas estações; pode servir-se de algum livro de meditação). Caso o exercício da Via Sacra se faça na igreja, com grande afluência de fiéis, de modo a impossibilitar a locomoção de todos, basta que o dirigente do sagrado exercício se locomova de estação em estação.
Nós Vos adoramos Senhor Jesus Cristo, e Vos bendizemos.
Porque pela Vossa Santa Cruz redimistes o mundo.
Alma de Cristo
Alma de Cristo santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, purificai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas Chagas, escondei-me.
Não permitais que eu me separe de vós.
Do inimigo maligno, defendei-me.
Na hora de minha morte, chamai-me.
E mandai-me ir para vós,
Para que eu, com vossos Santos, vos louve
por todos os séculos dos séculos.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário