sexta-feira, 29 de março de 2013

A Eucaristia é o sinal da nova aliança,



Padre Wagner Ferreira
Com a celebração Eucaristica se inicia o tríduo da Páscoa. A liturgia da Igreja nos convida a entrar na dinâmica da graça que o Senhor manisfestou na última ceia, Ele quis anteceder a sua morte e ressurreição, instituindo a Eucaristia, o sacramento do Seu sangue derramado para nossa s.alvação.

A Eucaristia é o sinal da nova aliança, N'ela celebramos a paixão, morte e ressurreição, a Eucaristia atualiza o evento pascal de Cristo. O amor eterno que Deus tem por cada homem, é atualizado e irradiado sempre quando nós se reunimos em torno do altar da Eucaristia.

São João narra a ceia pascal, evidenciando o amor de Deus, Jesus sabia que chegava a hora de ir para perto, Ele se entrega, por amor a mim e a você. Só na fé em Jesus nos possibilita experimentar o amor de Deus, revelado no drama da cruz de nosso Senhor Jesus Cristo.

"Irmãos: O que eu recebi do Senhor foi isso que eu vos transmiti: Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória”. Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória”. Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha."

A Pascoa do Judeu é feita para lembrar de Deus que através de Moises libertou o povo, mas Jesus é cordeiro, que nos livrou de todo o pecado, de todo o mal e da escravidão. A Eucaristia é o memorial do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Que coisa preciosa, todos nós somos capacitados para amamos uns aos outros, como Ele nos amou.
Jesus ensinou o critério de uma vida verdadeira Eucaristia, João Paulo II nos disse no ano de 2005, que era o ano da Eucaristia: "De modo particular torna-se necessário cultivar, tanto na celebração da Missa como no culto eucarístico fora dela, uma consciência viva da presença real de Cristo, tendo o cuidado de testemunhá-la com o tom da voz, os gestos, os movimentos, o comportamento no seu todo. A tal respeito, as normas recordam" 

 Como é poder entrar nesta dinâmica de vida entrega, diz Padre Wagner
Que possamos valer, cada Eucaristia. Valemos valer esta Eucaristia no amor uns com os outros, o amor que o Senhor nos ensinou a viver nos lava pés, sobre tudo nos mais necessitados, que saibamos amar como Cristo nos amou.

Jesus quando instiuiu a Eucaristia também estabeleceu o ministério sacerdotal. Hoje na missa pela manhã renovamos os nossos votos sacerdotais.

Apesar da limitação humana de nós padres, posso dizer como é bom ser padre! Como é poder entrar nesta dinâmica de vida entrega, vida que vai se consumindo como um vela no altar, vida que doamos para que outros encontre com Cristo.

Hoje o Papa Francisco na missa do Crisma, disse que nós padres temos que valer a Eucaristia, o exercício do amor. O santa padre ainda afirmou: "O sacerdote, que sai pouco de si mesmo, que unge pouco – não digo “nada”, porque, graças a Deus, o povo nos rouba a unção –, perde o melhor do nosso povo, aquilo que é capaz de ativar a parte mais profunda do seu coração presbiteral. Quem não sai de si mesmo, em vez de ser mediador, torna-se pouco a pouco um intermediário, um gestor. A diferença é bem conhecida de todos: o intermediário e o gestor “já receberam a sua recompensa”.

Cada padre foi ordenado pelo bispo, para receber o sacerdócio de Cristo, para uma vida total Eucarística, todos nós somos chamados a viver o sacerdócio dos batizados, sacerdócio que nos leva a sair de nós mesmo.
 Quero de forma especial falar aos jovens. Queridos jovens não tenham medo do amor de Jesus Cristo, não tenham medo de se deixarem seduzir pelo amor de Jesus, a nossa sociedade, muitas vezes conturbada esperam por vocês, que tocado pelo amor de Jesus sabem amar. "É preciso amar as pessoas como se não tivesse amanhã." Se você jovem amar as pessoas como Jesus, na prática do dia a dia, certamente vocês não se arrependerão e serão felizes. Jovens faça da sua vida o dom de entrega a Deus e aos mais necessitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário