segunda-feira, 29 de abril de 2013

Frases de sabedoria e prudência do livro Provérbios


Guarda as minhas palavras
1. Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos.
Provérbios 7.1

O temor do Senhor
2. O temor do Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho, a arrogância, o mau caminho, e a boca perversa.
Provérbios 8.13

Conselho e Sabedoria
3. Conselho e verdadeira sabedoria são meus; eu tenho entendimento e poder.
Provérbios 8.14

Caminho da retidão
4. Ando no caminho da retidão, junto às veredas da justiça, para conceder bens permanentes aos que me amam, e encher os seus tesouros.
Provérbios 8. 20,21

Instrução ao sábio
5. Dá instrução ao sábio, e ele te fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento.
Provérbios 9.9

Conhecimento do Santo
6. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.
Provérbios 9.10

Sabedoria e prudência
7. Eu, a sabedoria, habito com a prudência; eu possuo conhecimento e discrição.
Provérbios 8.12

Pai ensina o filho
8. Quando eu era menino na casa de meu pai, tenro e filho único da minha mãe, ele me ensinava, e me dizia: Retenha as minhas palavras de todo o teu coração; guarda os meus mandamentos, e vive.
Provérbios 4.3,4

contos e estudos bíblicos-frases do livro provérbios

Não largue a instrução
9. Apegue-te à instrução, e não a largues; guarda-a, pois ela é a tua vida.
Provérbios 4. 13

Se aceitares as minhas palavras
10. Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento; e se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz; se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.
Provérbios 2.1-5

Os loucos desprezam a sabedoria
11. O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.
Provérbios 1.7

Até quando amareis a tolice?
12. A suprema sabedoria altissonantemente clama nas praças, pelas ruas levanta a sua voz; nas encruzilhadas, no meio dos tumultos clama, às entradas das portas e na cidade profere suas palavras:
Até quando, ó tolos, amareis a tolice? Até quando os escarnecedores desejarão o escarnio, e os loucos odiarão o conhecimento?
Provérbios 1.20-22

Aceite a disciplina do Senhor
13. Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enojes da sua repreensão, porque o Senhor corrige aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.
Provérbios 3.11,12

Sabedoria e conhecimento do Senhor
14. O Senhor com sabedoria fundou a terra, e com inteligência preparou os céus; pelo seu conhecimento se fenderam os abismos, e as nuvens destilaram o orvalho.
Provérbios 3.19,20

Livra-te do caçador
15. Livra-te como a gazela da mão do caçador, como uma ave da mão do passarinheiro.
Provérbios 6.5

Fuja dos ímpios e dos maus
16. Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus.
Provérbios 4.14

mensagem bíblica motivadora - frases do livro provérbios

Levanta, ó preguiçoso!
17. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?
Provérbios 6.9

Ouça teu pai e tua mãe
18. Filho meu, guarda os mandamentos de teu pai, e não deixes o ensino de tua mãe.
Provérbios 6.20

Vestes sem fogo
19. Tomará alguém fogo no seu seio, sem que as suas vestes se queimem?
Provérbios 6.27

Repreende o sábio
20. Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio e ele te amará.
Provérbios 9.8

Tenha coração alegre
21. O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.
Provérbios 15.13

Sabedoria do prudente
22. A sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho, mas a estultícia dos tolos é enganar.
Provérbios 14.8

O sábio teme ao Senhor
23. O sábio teme ao Senhor e se desvia do mal, mas o tolo se encoleriza e dá-se por seguro.
Provérbios 14.16

A justiça guarda
24. A justiça guarda ao que é sincero no seu caminho, mas a impiedade transtorna o pecador.
Provérbios 13.6

Os loucos zombam
25. Os loucos zombam do pecado, mas entre os retos há boa vontade.
Provérbios 14.9

Nenhum comentário:

Postar um comentário